Regulamento das competições

CONDIÇÕES DE COMPETIÇÃO e REGRAS LOCAIS DE APLICAÇÃO PERMANENTE

2021

CONDIÇÕES DE COMPETIÇÃO

 

Torneios

Inscrições – Acesso

As inscrições nos torneios do El Bicho Clube de Golfe são limitadas a sócios, convidados dos patrocinadores, convidados dos sócios e sócios do campo em que decorre o torneio.

Em caso de torneios com limite de inscrição e caso esse limite seja atingido, a prioridade será dada a :

1º Sócios do El Bicho Clube de Golfe

2º Convidados dos patrocinadores

3º Ordem de inscrição

Inscrições – HCP (Limite de )

Para efeitos de classificações nos torneios o limite de HCP exacto aceite é 36,0. Caso um(a) jogador(a) tenho HCP exacto superior a 36,0, para efeitos de classificação no torneio o HCP de jogo é calculado como tendo HCP exacto 36,0.

Marcas de Saída

Nos torneios do El Bicho Clube de Golfe serão usadas as seguintes marcas de saída:

  • Homens até HCP 23,9: marcas amarelas
  • Homens HCP => 24,0 : marcas amarelas ou vermelhas, conforme preferência expressa pelo
  • jogador
  • Senhoras: marcas vermelhas (ou as correspondentes no Campo da competição)
  • Menores de 12 anos: marcas vermelhas (ou as correspondentes no Campo da competição)

Limite de pancadas

O limite de pancadas nos torneios do El Bicho Clube de Golfe é DOUBLE BOGGEY (NET) ou seja, 0 (zero) pontos, em Stableford.

É obrigatório levantar a bola sempre que o jogador atinja o número de pancadas limite.

Ordens de Mérito

Acesso

As Ordens de Mérito do El Bicho Clube de Golfe são limitadas a sócios do Clube.

 

REGRAS LOCAIS DE APLICAÇÃO PERMANENTE

Nota prévia:

Estas Regras são complementares às Regras Locais em vigor no Campo onde se realiza cada competição.

Nos casos em que houver conflito entre as Regras Locais do Campo e as presentes Regras Locais de Aplicação Permanente do EBCG, serão sempre estas últimas que prevalecem.

A-1 FORA DE LIMITES (R.18.2)

Espaço sinalizado por qualquer parede, vedação, estacas de cor branca ou linhas de cor branca que indiquem os limites do campo. A linha de fora de limites é definida pelos pontos das estacas, de paredes ou dos postes de vedação mais avançados sobre o campo ao nível do terreno. Uma bola está fora de limites quando toda ela está para além dessa linha.

As paredes, vedações e estacas de cor branca que definem fora de limites são Objectos de Fronteira ( Boundary Objects) e não podem ser removidos nem a sua interferência dar Free Drop.

B-3 BOLA PROVISÓRIA EM ÁREA DE PENALIDADE

Caso o(a) jogador(a) desconheça se a sua bola ficou dentro ou fora de uma área de penalidade, é permitido jogar uma bola provisória (R.18.3). Neste caso, pode escolher uma das opções previstas na R.17.1d ou mesmo utilizar uma drop zone se houver disponível.

1 – Se a bola original for encontrada dentro da área de penalidade antes de decorrerem três minutos de a procurar, o(a) jogador(a) pode escolher entre:

– 1.a)Jogar a bola original tal como ela se encontra dentro da área de penalidade

OU

– 1.b) Abandonar a bola original, continuando a jogar com a bola provisória (com 1 pancada de penalidade)

2 – Se a bola original não for encontrada antes de decorrerem três minutos de a procurar, ou se for conhecido ou praticamente certo que ela se encontra perdida dentro da área de penalidade: a bola provisória fica em jogo (com 1 pancada de penalidade)

E-4 FUROS DE AREJAMENTO OU ÁREA DANIFICADA NO GREEN (R.16.1d)

Se os furos de arejamento OU uma área danificada no green interferirem com a posição da bola ou com a linha de jogo (não com o stance), o(a) jogador(a) pode colocar a bola original ou outra bola no ponto mais próximo que permita obter alívio completo, não mais perto do buraco.

E-5 ALTERNATIVA PARA PANCADA E DISTÂNCIA

Se a bola do(a) jogador(a) estiver perdida fora de uma área de penalidade ou se estiver fora de limites, e se não tiver sido jogada uma bola provisória, o(a) jogador pode, com 2 pancadas de penalidade:

– Tomando como ponto de referência o sítio estimado onde a bola se encontra ou o ponto onde ela cruzou o limite do campo:

– – deixar cair uma bola (R.14.3) em área geral do buraco em jogo, não mais perto do buraco do que a referência, numa faixa de terreno entre uma linha reta tirada do buraco para o ponto de referência, e outra linha reta tirada do buraco para o limite mais próximo do fairway, em qualquer local até ao comprimento de dois tacos fora das duas linhas, ou entre as duas linhas.

E-10 PROTEÇÃO DE ÁRVORES JOVENS (R.16.1)

Se uma árvore jovem (não arbustos) com menos de dois tacos de altura, localizada em qualquer parte do campo exceto numa área de penalidade, interferir com a posição da bola, com o stance ou com a zona de trajetória normal prevista do taco no swing, o(a) jogador(a) tem de obter alívio sem penalidade.

E-11 CABOS ELÉTRICOS AÉREOS

Se for conhecido ou praticamente certo que a bola do(a) jogador(a) colidiu com um cabo elétrico aéreo, a pancada é anulada e o(a) jogador(a) tem de repetir a pancada do mesmo local, sem penalidade.

F- CONDIÇÕES ANORMAIS NO CAMPO

Exceto quando a bola se encontra numa área de penalidade, considera-se terreno em reparação, interferindo com o stance ou a zona de trajetória normal prevista do taco no swing:

– Raízes de árvores solidamente implantadas

– Esterco de animais pode ser considerado impedimento solto (R.15.1) ou terreno em reparação (R.16.1) á escolha do(a) jogador(a).

– Detritos do campo abandonados pelos serviços de manutenção podem ser considerados impedimento solto (R.15.1) ou terreno em reparação (R.16.1) á escolha do(a) jogador(a).

F-16 BUNKER DE AREIA INUNDADO (R.16.1b)

Se qualquer bunker de areia estiver inundado por água na sua totalidade, tal é considerado terreno em reparação, mantendo este estatuto até final da competição.

F-17 OBSTRUÇÕES FIXAS (R.16.1)

– Todos os arruamentos e caminhos no campo são considerados obstruções fixas, independentemente de terem ou não superfícies artificiais.

– Bocas de rega são obstruções fixas.

Se uma tal obstrução estiver localizada sobre ou dentro da distância de dois tacos do green, e a bola localizada até dois tacos da obstrução na linha de jogo entre a bola e o buraco, o(a) jogador(a) pode evitar a interferência conforme (R.16.1b)

J-1 SUSPENSÃO DO JOGO (R.5.7b)

– Interrupção imediata: uma nota prolongada de buzina.

– Interrupção do jogo: três notas consecutivas de buzina

– Recomeço: duas notas curtas de buzina

K1 – TEMPO LIMITE e Grupos com Atraso

– É definido como tempo limite de jogo:

– 4h30 em Percursos de 18 buracos

– 2h15 em Percursos de 9 buracos

Se um grupo termina o percurso com um atraso para o grupo que o antecede superior a 30 minutos e o tempo total de jogo do grupo for superior a 4h45 ( num Campo de 18 buracos), todos os jogadores desse grupo serão sujeitos à aplicação da penalidade de 1 pancada, mais 1 pancada por cada período de 15 minutos de atraso após os 30 minutos iniciais.

Nota: Em caso de atraso de um grupo, devem os jogadores desse grupo promover  procedimentos para acelarar o ritmo de jogo.

Esclarecimentos

Limitadores de Profundidade nos buracos

Sem prejuízo da Regra 13.2c – Bola Em Repouso Encostada à Bandeira no Buraco, quando os buracos tiverem um limitador de profundidade também se considera que a bola está no buraco se qualquer parte da bola está no buraco abaixo da superfície do green, mesmo se a totalidade da bola não está abaixo da superfície.

Esclarecimento: se a bola ao tocar no limitador de profundidade ficar fora do buraco, não é considerado que entrou no buraco e deve ser continuada a jogar.

 

 

 

 

 

 

Ordem de Mérito Net – Afrijor Cup / 2021

logos afijor e marmod-02

ORDEM DE MÉRITO NET 2021

REGULAMENTO DA PROVA

  1. PARTICIPANTES

A competição é aberta a todos os sócios do El Bicho Clube de Golfe com HCP válido e é composta pelos Torneios da Ordem de Mérito que constam do Calendário anual.

 

  1. OM

Haverá 1 Ordem de Mérito Net.

 

  1. MODALIDADE

Os torneios serão disputados na modalidade de Stableford Net com Full HCP.

 

  1. HCP

Os HCP máximos considerados são de 36,0 para os Homens e Senhoras.

É permitida a participação a jogadores com HCP superiora 36,0, sendo o seu HCP ajustado a 36,0 para efeitos de classificação em cada torneio e na O M.

 

5.REGRAS

As aprovadas pelo R&A Rules Limited.

As Regras Locais de Utilização Permanente do El Bicho Clube de Golfe.

 

  1. PONTUAÇÃO em cada Torneio

Para efeitos da O.M. será considerada a pontuação Stableford NET obtida em cada torneio.

 

  1. TORNEIOS DUPLOS

Nos torneios que englobam o resultado de dois dias, para efeito da Ordem de Mérito, contam os resultados Stable ford NET de cada dia de forma individual.

A Classificação do torneio será definido por regulamento próprio para o torneio.

 

  1. CRITÉRIOS DESEMPATE / TORNEIO

HCP mais baixo, melhores últimos 9, 6, 3 e 1.

 

  1. VENCEDOR ORDEM DE MÉRITO

Será aquele que obtiver mais pontos na soma dos seus 6 melhores resultados.

 

  1. CRITÉRIOS DESEMPATE / O M

O Resultado do último torneio, o Resultado do penúltimo torneio, etc.

No caso de persistir o empate, o HCP mais baixo no final do último torneio.

 

11.PRÉMIOS

A definir pela direção do EBCG.

Nome na Taça do Clube que fica na Sede e é exposta nos eventos.

 

  1. CASOS OMISSOS e Diferendos

A Comissão Técnica do Clube analisará e decidirá quaisquer casos omissos e/ou diferendos que detete ou lhe sejam apresentados.

 

A COMISSÃO TÉCNICA

 

ORDEM DE MÉRITO GROSS 2021

REGULAMENTO DA PROVA

 

  1. PARTICIPANTES

A competição é aberta a todos os sócios do El Bicho Clube de Golfe com HCP válido e é composta pelos Torneios da Ordem de Mérito que constam do Calendário anual.

 

  1. OM

Haverá 1 Ordem de Mérito GROSS

 

  1. MODALIDADE

Os torneios serão disputados na modalidade de Stableford GROSS

 

4.REGRAS

As aprovadas pelo R&A Rules Limited.

As Regras Locais de Utilização Permanente do El Bicho Clube de Golfe.

 

  1. PONTUAÇÃO em cada Torneio

Para efeitos da O.M. será considerada a pontuação Stableford GROSS obtida em cada Torneio.

 

  1. TORNEIOS DUPLOS

Nos torneios que englobam o resultado de dois dias, para efeito da Ordem de Mérito, contam os resultados Stable ford GROSS de cada dia de forma individual.

A Classificação do torneio será definido por regulamento próprio para o torneio.

 

  1. CRITÉRIOS DESEMPATE / TORNEIO

HCP mais alto, melhores últimos 9, 6, 3 e 1.

 

  1. VENCEDOR ORDEM DE MÉRITO

Será aquele que obtiver mais pontos na soma dos seus 6 melhores resultados.

 

  1. CRITÉRIOS DESEMPATE / O M

O Resultado do último torneio, o Resultado do penúltimo torneio, etc.

No caso de persistir o empate, o Hcp mais alto no final do ultimo torneio.

 

10.PRÉMIOS

A definir pela direção do EBCG.

Nome na Taça do Clube que fica na Sede e é exposta nos eventos.

 

  1. CASOS OMISSOS e Diferendos

A Comissão Técnica do Clube analisará e decidirá quaisquer casos omissos e/ou diferendos que detete ou lhe sejam apresentados.

 

A COMISSÃO TÉCNICA

Match Play Clínica Cautela Cup / 2021

logo_cautela_gold

REGULAMENTO DA PROVA MATCH PLAY 2021
1. PROVA
Esta prova é o campeonato anual de Match Play do El Bicho Clube de Golfe.
A prova é reservada a sócios do Clube.
2. MODALIDADE DE JOGO
Cada encontro disputa-se em Match Play de 18 Buracos, com ¾ da diferença de HCP de jogo entre os jogadores.
O vencedor segue para a próxima ronda.
O vencedor da ronda Final é declarado CAMPEÃO de Match Play do Clube.
3. TEE’S DE SAÍDA
Cada Match será disputado usando os Tee’s amarelos ou Azuis/Vermelhos(por opção do jogador mas somente
para HCP => 24,0) para Homens e os Tee’s vermelhos para Senhoras.
4. REGRAS
As aprovadas pelo R&A Rules Limited.
As Regras Locais de Utilização Permanente do El Bicho Clube de Golfe.
5. CAMPO E DATA DE CADA MATCH
Os adversários devem entrar em contacto direto entre si para definirem a data e o campo onde disputam o match,
até à data limite da fase em disputa.
Finalizado o Match devem informar o Clube do resultado obtido.
Na falta de acordo ou disponibilidade para a realização do Match, o mesmo será disputado na data limite para a
respetiva fase. Para tal, a comissão técnica do clube marcará uma saída para o Match se realizar no Belas Clube
de Campo na referida data limite. O(s) jogador(es) que não comparecer(em) na data marcada pela comissão
técnica será(ão) desclassificado(s) da competição.
6. PARTICIPAÇÃO
Reservada a sócios do Clube. Os participantes serão selecionados de acordo com a classificação da O.M. NET El
Bicho ao final do 4º Torneio da Época 2021 que está marcado para o dia 11 de abril de 2021.
Apurar-se-ão os primeiros 64 jogadores da referida O.M., os quais serão distribuídos num quadro a divulgar no
Site e Grupo WhatsApp do Clube.
7. EMPATES
Em caso de empate ao fim de 18 Buracos, será jogado um Sudden Death Play Off. Deverão ser utilizados os
buracos subsequentes á volta convencional, na quantidade que for necessária, até ser encontrado um vencedor.
As eventuais pancadas de abono atribuídas na volta convencional, serão também atribuídas quando no decorrer
da repetição dos buracos.
8. DATAS LIMITE DE CADA FASE
As datas limite para cada fase são:
1ª Fase ( 1/32 de Final) – 4 de Julho de 2021
2ª Fase ( 1/16 de Final) – 15 de Agosto de 2021
3ª Fase ( 1/8 de Final) – 12 de Setembro de 2021
4ª Fase ( ¼ de Final) – 10 de Outubro de 2021
Meias Finais – 14 de Novembro de 2021
Final – 27 de Novembro de 2021
9. PRÉMIOS
A determinar pela Direção.
Nome na Taça do Clube que fica na Sede e é exposto nos eventos
10. CASOS OMISSOS
A Comissão Técnica do Clube analisará e decidirá quaisquer casos omissos que detete ou lhe sejam
apresentados.
A COMISSÃO TÉCNICA

ORDEM DE MÉRITO GROSS 2020

REGULAMENTO DA PROVA

1. PARTICIPANTES
A competição é aberta a todos os sócios de EBCG com HCP EGA atribuído e é composta pelos Torneios da Ordem de Mérito que constam do Calendário anual.

2. OM
Haverá 1 Ordem de Mérito GROSS

3. MODALIDADE
Os torneios serão disputados na modalidade de Stableford GROSS ou
Medal com Máximo Score- 10 pancadas

4.REGRAS
As aprovadas pelo R&A Rules Limited.
As Regras Locais de Utilização Permanente do El Bicho Clube de Golfe.

5. PONTUAÇÃO em cada Torneio
Para efeitos da O.M. será considerada a pontuação GROSS obtida em cada torneio.

6. TORNEIOS DUPLOS
Nos torneios que englobam o resultado de dois dias, para efeito da Ordem de Mérito, contam os resultados Stableford GROSS de cada dia de forma individual.
A Classificação do torneio será definido por regulamento próprio para o torneio

7. CRITÉRIOS DESEMPATE / TORNEIO
HCP EGA mais alto, melhores últimos 9, 6, 3 e 1

8. VENCEDOR ORDEM DE MÉRITO
Será aquele que obtiver mais pontos na soma dos seus 6 melhores resultados

9.PRÉMIOS
A definir pela direção do EBCG.
Nome na Taça do Clube que fica na Sede e é exposta nos eventos.

10. CASOS OMISSOS e Diferendos
A Comissão Técnica do Clube analisará e decidirá quaisquer casos omissos e/ou diferendos que detete ou lhe sejam apresentados.

A COMISSÃO TÉCNICA

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close